Perfil

O Dr. Allan Luz doutor em Oftalmologia pela Escola Paulista de Medicina já conquistou diversos prêmios. Sua tese de doutorado, defendida no dia 15 de julho de 2016, teve como tema principal a detecção de doença ectásica (Ceratocone) em suas formas mais precoces através da Tomografia e Biomecânica da Córnea. No dia 19 de abril de 2015 ele recebeu um prêmio em San Diego, Califórnia, na Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa (ASCRS) pela sua pesquisa nesse tema: Diagnóstico precoce da doença. Este é um dos temas mais fascinantes e desafiadores da toda Oftalmologia. Recebe enorme importância porque o diagnóstico de Ceratocone é uma contraindicação formal para as cirurgia refrativas tradicionais LASIK (correção do grau dos óculos). Como a cirurgia refrativa LASIK é uma das mais realizadas no mundo, diagnosticar uma doença antes da realização do procedimento é imprescindível.

Em 2014, como experiência internacional, esteve em Londres onde visitou o London Vision Clinic (www.londonvisionclinic.com), extraordinário centro de cirurgia refrativa na capital inglesa, dirigida pelo Dr. Dan Reinstein. Pôde participar das primeiras cirurgias refrativas pela nova técnica, conhecida como SMILE (small incision lenticular extration) no mundo. Em 2012, durante o Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, realizado em São Paulo, o Dr. Allan Luz foi agraciado como melhor trabalho científico do congresso. Também tendo Ceratocone como tema principal. Em 2009 concluiu seu fellowship em Transplante de Córnea e Cirurgia Refrativa no famoso Banco de Olhos de Sorocaba, número 1 em transplante de Córnea na América Latina. No dia 18 de abril de 2010 retorna para Aracaju, a convite do Dr. Mário Ursulino para assumir o setor de transplante de Córnea do hospital de Olhos de Sergipe (HOS), depois de aproximadamente 6 anos de estudo e treinamento cirúrgico fora do Estado.

Obteve o título de especialista em Oftalmologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) tendo sido aprovado na prova de título em janeiro de 2008. Cursou a residência médica da Fundação Altino Ventura (Hospital de Olhos de Pernambuco HOPE), reconhecida como a melhor residência médica em Oftalmologia de todo Norte Nordeste, entre os anos de 2005 e 2007. Tendo conquistado o prêmio de melhor trabalho de pesquisa cirúrgica em 2006, teve como tema Buraco Macular na cirurgia vítreo-retiniana.

Em 2004, ainda como estudante de medicina da Universidade Federal de Sergipe, desenvolveu em conjunto com os doutores Mário Ursulino e Renato Ambrósio Jr. (www.visarerio.com.br) um dos trabalhos mais importantes para a cirurgia refrativa nacional, inaugurando a era da investigação da progressão paquimétrica nos tomógrafos corneanos. Esse trabalho teve a honra de receber o prêmio Conselho Brasileiro de Oftalmologia – Prêmio CBO – em setembro de 2005 em Fortaleza. Este foi o prêmio máximo do congresso. Este trabalho foi publicado em 2006 no Journal Cataract and Refractive Surgery, importante revista científica da ASCRS.

 O Dr. Allan Luz já tem mais de 75 participações científicas (aulas, papers e posters) em congressos no Brasil e Estados Unidos nos últimos 5 anos. Preceptor de Córnea e Transplantes do curso de Especialização em Oftalmologia do Hospital de Olhos de Sergipe, cumprindo mais de 320 horas de ensino clínico e cirúrgico anualmente desde 2012. Atuou como orientador do Banco de olhos de Sorocaba entre os anos de 2010 a 2014, onde ensinou diversos médicos às modernas cirurgias de transplante lamelar anterior e posterior e os transplantes a laser.

Escreveu mais de 14 capítulos de livros nos últimos 4 anos, sobre temas como Diagnóstico do Ceratocone, Biomecânica da Córnea, Tomografia Corneana e Transplante Lamelar Anterior Profundo em livros nacionais e internacionais. Desde 2011 já foram publicados mais de 19 artigos científicos nas mais renomadas revistas científicas do Brasil e do mundo para a Córnea e Cirurgia Refrativa (American Journal Ophtalmology, Expert Review Ophtahlmology, Current Opinion Ophthalmology, entre outras). Em 2016 publicou artigo científico no Journal Refractive Surgery, principal revista científica da International Society Refractive Surgery (ISRS), principal entidade de cirurgia refrativa no mundo e braço da Academia Americana de Oftalmologia (AAO).

Atualmente está à frente do setor de transplante de Córnea do Hospital de Olhos de Sergipe. Ele e sua equipe realizam hoje mais de 50% dos transplantes de córnea do Estado. Foi pioneiro no transplante lamelar anterior (técnica big bubble) e transplante lamelar posterior em Sergipe. Recentemente escreveu o editorial para a revista Current Opinion Ophthalmology, intitulado “Corenal Biomechanics: Where are we?”

Dr. Allan Luz foi agraciado com o convite para escrever um capítulo do livro – CORNEA Krachmer – o livro mais importante do mundo sobre Córnea clínica e cirúrgica. O Capítulo “Corneal Shape Analysis” foi concluído em dezembro de 2015, o livro em sua quarta edição será lançado em novembro de 2016. Em 2016 está fazendo parte do curso de Lideranças do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, representando a Sociedade Sergipana de Oftalmologia. Em outubro de 2016 estará fazendo parte, com muito orgulho, do programa científico da Academia Americana de Oftalmologia.

Artigos

Artigos de autoria e co-autoria de Dr. Allan Luz

  1. ORA waveform-derived biomechanical parameters to distinguish normal from keratoconic eyes
  2. Enhanced Combined Tomography and Biomechanics data for distinguish Forme Fruste Keratoconus
  3. Best waveform score for diagnosing keratoconus
  4. Discriminant Value of Custom Ocular Response Analyzer Waveform Derivatives in Forme Fruste Keratoconus
  5. Evalution of Ocular Biomechanical Indices to Distinguish Normal from Keratoconus Eyes

Pioneirismo

Primeiro médico a realizar transplante lamelar anterior em Sergipe

Primeiro médico a realizar transplante lamelar posterior em Sergipe

Primeiro médico a realizar implante de anel de arco longo em Sergipe

Primeiro médico a realizar implante de anel a laser em Sergipe

Prêmios e Impressos

Prêmio Congresso Brasileiro de Oftalmologia – Fortaleza 2005

Prêmio Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa – São Paulo 2012

Prêmio Congresso da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa – San Diego, Califórnia 2015

Mais de 10 artigos publicados em revistas internacionais sobre ceratocone

Mais de 8 capítulos de livros nacionais e internacionais sobre o tema ceratocone