Cirurgia Refrativa

A cirurgia refrativa é o procedimento para reduzir a dependência de correção visual (óculos ou lentes de contato). Além da avaliação completa oftalmológica, exames complementares são fundamentais para a indicação e planejamento da cirurgia. A Tomografia e Biomecânica da Córnea devem ser realizados em todos os casos pois representam o que existe de mais seguro e sofisticado hoje.

LASIK é a sigla que significa “laser in situ keratomileusis” e é uma das cirurgias mais realizadas no mundo. É ambulatorial e necessita apenas de anestesia por instilação de colírio. A recuperação da visão pode ser rápida e há pouco desconforto pós operatório normalmente.

A utilização de laser de femtossegundo FS200 Wavelight – tecnologia alemã produzido pela empresa Alcon, líder mundial em oftalmoligia – no LASIK representa um avanço em segurança e precisão. Com o FS200 Wavelight é possível criar flaps personalizados que agridem menos a estrutura biomecânica da Córnea. Diferentemente das cirurgias antigas de LASIK que utilizam cortes com lâminas, o fotodisrrupção a laser proporciona cortes perfeitos e reprodutíveis em todos os pacientes. Isso significa segurança, fundamental para sua cirurgia refrativa.

Outra técnica cirúrgica empregada é a fotoceratectomia refrativa, conhecida pela sigla PRK. Nessa cirurgia o epitélio corneano é removido para a aplicação do laser. De forma mais sofisticado possível utilizamos o laser de excimer Allegretto Wavelight que remove o epitélio sem necessidade de trauma epitelial manual. Isso transformou a cirurgia de PRK. Dessa forma a cirurgia se tornou mais reprodutível, menos traumática e possivelmente menos desconfortável.

 

Benefícios:

Reduzir a dependência de óculos ou lentes de contato

Prática de esportes com liberdade visual

Controlar a aparência com maior independência

Riscos:

Quando a cirurgia é indicada e realizada por profissional competente e especialista no assunto, as chances de complicações são mínimas. Caso ocorram, a identificação e conduta adequadas minimizam quaisquer problemas.

O Dr. Allan Luz é renomado especialista em Cirurgia Refrativa, palestrante no Brasil e Estados Unidos, já tendo recebido prêmios em São Paulo e San Diego, Califórnia pelas Sociedades Brasileira e Americana de Cirurgia Refrativa.